Acompanhe as novidades que afetam nossa categoria.
A Câmara Municipal de São Paulo realizou uma audiência pública na data de ontem, por iniciativa do Vereador Afredinho (PT) que foi o propositor do PL327/2019, projeto esse que propõem limitar a cobrança de taxa por parte das empresas que operam as plataformas de aplicativos (Uber,99,Cabify e outras), além de propor a criação da coordenadoria de apoio aos motoristas de aplicativos pelo executivo da cidade de São Paulo.
No entanto, devido aos recentes acontecimentos (assassinatos dos motoristas), a audiência tomou proporções diferentes com reivindicações e até protestos, nosso sindicato esteve presente em peso, foram 30 diretores de base, nosso presidente, além de mais de 50 filiados, homens e mulheres trabalhadoras, aliás, esse fato foi muito marcante, pois, estavam lá diversas companheiras que inclusive fizeram uso da palavra durante a atividade.
Além da capital, estiveram nessa audiência os representantes do alto Tietê, Baixada Santista, Vale do Paraíba e ABC, foram diretores e associados irmanados em uma só ação.
A sala de audiência era pequena, por conta disso, mais da metade dos presentes do nosso sindicato tiveram que se acomodar em uma outra área, com a transmissão simultânea feita por telão. Dentro da sala de audiência, havia também outros motoristas de aplicativos, isso determinou uma dinâmica importante para essa atividade, com o compromisso de articulação e união de toda a categoria.
Convidado a compor a mesa de trabalhos pelo então presidente da sessão o vereador Gilberto Barreto, nosso presidente Leandro Cruz fez uma fala propositiva e bastante importante, discorreu sobre a importância da existência de nosso sindicato, nossas bandeiras, lutas, principalmente expôs o que é ser filiado ao sindicato, ter representação de classe, pois, somente dessa forma os motoristas organizados poderão pleitear junto as empresas operadoras melhores condições de trabalho na rua.
Conforme citado anteriormente, o quesito SEGURANÇA dos motoristas em trabalho foi pauta primordial, principalmente por conta de tudo aquilo que vem ocorrendo nas duas ultimas semanas, com as mortes ocorridas de nossos companheiros motoristas, Leandro enfatizou a necessidade de que as empresas de aplicativos atendam os convites feitos pelo sindicato, de sentarmos a mesa de negociação, ouvir ao menos nossas propostas. Haja vista, que nos últimos tempos temos enviado com frequência ofícios as empresas e as mesmas se recusam a receber tais documentos e nem ao menos conversar.
Ao final da audiência, ficou a certeza e necessidade do acompanhamento pelo nosso sindicato e toda a categoria sobre a evolução dessa proposta de PL no parlamento da capital paulista, os detalhes e a possível apreciação e votação em plenário.
Com essa presença quantitativa e principalmente qualitativa no evento de ontem, fica claro a força e postura de nosso sindicato, sua diretoria e toda a sua base militante, o crescimento da consciência de classe e o aumento nas filiações deixam bem claro aquilo que é nosso lema constante desde nossa fundação
Publicado por:
Mauro Proença em
2019-10-0202-10-2019