Notícias

27 de Março de 2020.
SOMOS VIDAS NÃO NÚMEROS

Recebemos hoje a triste notícia do falecimento de um colega de profissão, o motorista de aplicativos Fagner Xavier, 33 anos, morador da região leste da capital paulista, a sua morte se deu por conta de ter sido acometido pelo vírus Covid19. A direção de nossa entidade manifesta nossos sentimentos a família do Fagner, além disso, prestamos solidariedade aos seus amigos e colegas de trabalho.
Os motoristas de aplicativos vivem uma situação muito delicada nesse momento, com a atual situação de confinamento da população (necessária) que isso fique bem claro, o número de corridas diminui em 70% em média e isso criou dificuldades visíveis. São pais e mães, que estão deixando de ganhar o salário necessário para o sustento de suas famílias, além disso, precisam quitar dividas, contas ao final do mês e com esse cenário não estão obtendo êxito nessa questão.
Uma situação que complica ainda mais esse momento é justamente estarem na “linha de frente”, ou seja, o trabalho dos motoristas de aplicativos tornou-se de caráter “essencial”, são eles que ao realizarem as viagens estarão próximos aos passageiros e, portanto é importante que políticas sociais sejam criadas de forma urgente!
Nossa entidade (STATTESP) tomou a iniciativa de citar em documentos e vídeos propostas para a solução desse problema, propomos que as empresas de tecnologia (Uber, 99 e outras), a criação de um método de pagamento pelos próximos meses (enquanto durar a crise), seriam adiantamentos creditados nas contas dos motoristas, sendo descontados de forma parcelada assim que a situação for normalizada.
Temos acompanhado pelo noticiário as ações e propostas dos governos, Municipal, Estadual e Federal. Enxergamos avanços, porém, acreditamos que seja necessária uma maior flexibilidade nessas propostas, que nossa categoria possa ser também contemplada de forma plena por essas ações de fomento e incentivo financeiro.
Estamos atentos, iremos cobrar momento a momento essas políticas públicas, nossa maior preocupação é justamente para com a categoria que representamos, sem nunca esquecermos que junto a um motorista de aplicativos está uma família que necessita se alimentar, pagar suas contas, enfim, ter uma vida plena e saudável.
Unidos somos fortes! Continuamos na luta e ao lado de nossos amigos e amigas de luta, os motoristas de aplicativos!
Unidos somos fortes!

Fique por dentro de tudo que acontece no nosso sindicato.

02 de Outubro de 2019.
SINDICATO MARCA PRESENÇA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de São Paulo realizou uma audiência pública na data de ontem, por iniciativa do Vereador Afredinho (PT) que foi o propositor do PL327/2019, projeto esse que propoem limitar a cobrança de taxa por parte das empresas que operam as plataformas de aplicativos (Uber,99,Cabify e outras), além de propor a criação da coordenadoria de apoio aos motoristas de aplicativos pelo executivo da cidade de São Paulo.
No entanto, devido aos recentes acontecimentos (assassinatos dos motoristas), a audiência tomou proproções diferentes com reivindicações e até protestos, nosso sindicato esteve presente em peso, foram 30 diretores de base, nosso presidente, além de mais de 50 filiados, homens e mulheres trabalhadoras, aliás, esse fato foi muito marcante, pois, estavam lá diversas companheiras que inclusive fizeram uso da palavra durante a atividade.
Além da capital, estiveram nessa audiência os representantes do alto Tietê, Baixada Santista, Vale do Paraiba e ABC, foram diretores e associados irmanados em uma só ação.
A sala de audiência era pequena, por conta disso, mais da metade dos presentes do nosso sindicato tiveram que se acomodar em uma outra área, com a transmissão simultanea feita por telão. Dentro da sala de audiência, havia também outros motoristas de aplicativos, isso determinou uma dinâmica importante para essa atividade, com o compromisso de articulação e união de toda a categoria.
Convidado a compor a mesa de trabalhos pelo então presidente da sessão o verador Gilberto Barreto, nosso presidente Leandro Cruz fez uma fala propositiva e bastante importante, discorreu sobre a importância da existência de nosso sindicato, nossas bandeiras, lutas, principalmente expôs o que é ser filiado ao sindicato, ter representação de classe, pois, somente dessa forma os motoristas organizados poderão pleitear junto as empresas operadoras melhores condições de trabalho na rua. Conforme citado anteriormente, o quesito SEGURANÇA dos motoristas em trabalho foi pauta primordial, principalmente por conta de tudo aquilo que vem ocorrendo nas duas ultimas semanas, com as mortes ocorridas de nossos companheiros motoristas, Leandro enfatizou a necessidade de que as empresas de aplicativos atendam os convites feitos pelo sindicato, de sentarmos a mesa de negociação, ouvir ao menos nossas propostas. Haja vista, que nos ultimos tempos temos enviado com frequência oficios as empresas e as mesmas se recusam a receber tais documentos e nem ao menos conversar.
Ao final da audiência,ficou a certeza e necessidade do acompanhamento pelo nosso sindicato e toda a categoria sobre a evolução dessa proposta de PL no parlamento da capital paulista, os detalhes e a possível apreciação e votação em plenário.
Com essa presença quantitativa e principalmente qualitativa no evento de ontem, fica claro a força e postura de nosso sindicato, sua diretoria e toda a sua base militante, o crescimento da consciência de classe e o aumento nas filiações deixam bem claro aquilo que é nosso lema constante desde nossa fundação: Venham! Conheçam nossas idéias e propostas, a subsede é a casa dos trabalhadores! Unidos somos fortes! Continuamos na luta e ao lado de nossos amigos e amigas de luta, os motoristas de aplicativos!
Unidos somos fortes!

10 de Setembro de 2019.
STATTESP EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE GUARULHOS.
Nota de esclarecimento

Na manhã dessa Terça Feira, nosso sindicato esteve presente em audiência pública nas dependências da Câmara Municipal de Guarulhos. Na ocasião o STATTESP foi representado pelo nosso presidente Leandro Cruz e o diretor Rogerinho.
A pauta em discussão foi o texto da nova regulamentação da atividade dos motoristas de transportes por aplicativos na cidade, decreto esse publicado pelo executivo guarulhense. O decreto, assim como em outras cidades criou embaraços e dificuldades para o exercício da profissão aos motoristas locais, ou até para aqueles que não são da cidade, mas, que necessitam de realizar viagens dentro do perímetro municipal.
O vereador Romildo e sues demais pares da comissão de transportes, se comprometeram a apoiar nossa causa, além disso, também se colocaram a disposição visando uma interlocução entre os trabalhadores e o poder executivo, ou seja, uma reunião com o prefeito da cidade para debatermos ideias e soluções para o ajuste final desse decreto.
Ao final da reunião, foi criada uma comissão e criado um grupo permanente de comunicação, sob a liderança do nosso diretor Rogério, esse grupo (motoristas) irá acompanhar de perto todas as futuras ações dos poderes executivo e legislativo de Guarulhos.
Venham! Conheçam nossas idéias e propostas, a subsede é a casa dos trabalhadores! Unidos somos fortes! Continuamos na luta e ao lado de nossos amigos e amigas de luta, os motoristas de aplicativos!
Unidos somos fortes!

26 de Julho de 2019.
MAIS UMA SUBSEDE CRIADA - SUBSEDE BAIXADA SANTISTA

Na manha da Sexta Feira passada (26 de Julho), foi inaugurada em Praia Grande a nova subsede do sindicato, contando com a presença do nosso presidente Leandro, além de uma comissão com 12 diretores da sede central (capital).
Além do diretoria regional e sua equipe, também estiveram presentes alguns motoristas da região para juntos conhecer as propostas e lutas de nossa categoria.
Essa nova conquista para a classe dos trabalhadores com aplicativos irá atender a todos os motoristas da baixada santista e região.
Sob a direção do nosso diretor regional Sergio Fortaleza, toda a equipe da subsede estará a disposição para cadastramento, informações e acompanhamento de nossos associados.
A Subsede Baixada atenderá as seguintes cidades:
Santos, Guarujá,São Vicente,Praia Grande,Cubatão,Mongaguá,Peruíbe,Itanhaém e Bertioga.
Mais um grande passo para a organização de nossa categoria foi dado, todos os motoristas com aplicativos podem procurar a equipe da subsede para informações.
O endereço da subsede é:
Rua Pajé, 56 - Vila Tupi - Praia Grande - SP.
Telefone: (13) 3324 2574
Venham! Conheçam nossas idéias e propostas, a subsede é a casa dos trabalhadores! Unidos somos fortes! Continuamos na luta e ao lado de nossos amigos e amigas de luta, os motoristas de aplicativos!
Unidos somos fortes!

10 de Julho de 2019.
SINDICATO PROTOCOLA NA ALESP PROPOSTA DE PL PARA ISENÇÃO DE ICMS E IPVA

Na tarde do dia 05 de julho (Sexta Feira passada), uma comissão de diretores representando o STATTESP, protocolou junto a todos os gabinetes das lideranças partidárias que compõem a ALESP um documento redigido pelo sindicato, com a proposta de criação de um Projeto de Lei visando a isenção do ICMS (Na compra de carro zero) e também da cobrança de IPVA a todos os motoristas que trabalham com aplicativos, essa proposta é indicada para todo o estado de São Paulo.
Essa comissão de diretores percorreu os 26 gabinetes das lideranças de partidos que compõem o coletivo da casa, fomos bem recebidos e a ideia teve a simpatia das lideranças, dessa forma, acreditamos que em breve teremos boas novidades.
Entendemos que seja possível esse projeto ser “abraçado” por algum parlamentar, ou até por um grupo de deputados, pois, o mesmo é viável e está ocorrendo uma “onda” de projetos desse tipo pelo Brasil afora. Não estamos pedindo nada a mais do que achamos justo para os trabalhadores do setor, ou seja, que o mesmo benefício concedido aos companheiros taxistas seja repassado também aos motoristas de aplicativos de nosso estado.
O sindicato cumpre dessa forma o seu papel de representar e lutar pelos direitos de nossa categoria, a luta está apenas começando e a nossa diretoria irá acompanhar de perto toda a tramitação dessa proposta de Projeto de Lei.
Unidos somos fortes! Continuamos na luta e ao lado de nossos amigos e amigas de luta, os motoristas de aplicativos!
Unidos somos fortes!

09 de Maio de 2019.
SINDICATO REALIZA ATO COM SUCESSO!

Nosso sindicato reuniu na manhã dessa Quarta Feira centenas de trabalhadores, o ato foi realizado em frente a sede da Uber, no bairro da Barra Funda em São Paulo capital.
O ato se iniciou logo nas primeiras horas da manhã, alguns de nossos diretores chegarem bem cedo, hastearam nossa bandeira e preparam o som para as falas dos representantes e de nosso presidente.
Foi uma demonstração inequívoca de que "Unidos somos fortes", que a categoria pode ter a certeza que tem um sindicato forte e combativo!
Esse ato foi convocado pelo sindicato, através das redes sociais, grupos de whatsapp e teve um retorno muito positivo por parte dos motoristas de aplicativos que compareceram e aderiram ao movimento. Parabéns aos envolvidos!
Vamos novamente, como já fizemos outras vezes, enviar oficio solicitando audiências coma 99 e Uber, ontem, no aeroporto de Guarulhos, houve uma manifestação de repúdio a atitude da 99, sem consulta, sem avisos. Nessa ocasião, alguns de nossos associados estiveram presentes e nosso corpo diretivo foi representado no ato pelo nosso diretor de comunicação, Rogério Isaías da Silva (Rogerinho).
Continuamos na luta e ao lado de nossos amigos e amigas de luta, os motoristas de aplicativos!
Unidos somos fortes!

24 de abril de 2019.
NÃO! AOS ABUSOS E DESMANDOS DA 99 E UBER!

“A proibição ou restrição desproporcional da atividade de transporte por motorista cadastrado em aplicativo é inconstitucional por violação aos princípios da livre iniciativa e livre concorrência”, disse o relator, ministro Luís Roberto Barroso. Os ministros do Supremo retomaram nesta tarde o julgamento de um recurso da Câmara Municipal de São Paulo, que acionou o STF contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que declarou inconstitucional uma lei municipal de 2015 que havia proibido o transporte de passageiros nessa modalidade na capital paulista. O julgamento deve ser concluído nesta quinta-feira, quando deve ser definida a tese (uma espécie de resumo do entendimento do Supremo sobre o tema).
Continuamos na luta e ao lado de nossos amigos e amigas de luta, os motoristas de aplicativos!
Unidos somos fortes!
Matéria publicada site veja.abril.com.br
8 maio 2019, 19h37 - Publicado em 8 maio 2019



24 de abril de 2019.
NÃO! AOS ABUSOS E DESMANDOS DA 99 E UBER!

O sindicato se solidariza com todos os companheiros que estão sendo submetidos a situações vexatórias, já não bastasse a falta de critério na exclusão da nossa categoria nos aplicativos e vem agora a 99 e toma uma posição autoritária quanto a questão da diminuição na margem de ganhos dos trabalhadores.
Já não é de agora que o nosso sindicato, na figura de nosso presidente Leandro, bem como sua diretoria vem em conjunto "batendo" na tecla da valorização do trabalho e esforço cotidiano dos motoristas que estão na rua trabalhando!
Vamos novamente, como já fizemos outras vezes, enviar oficio solicitando audiências coma 99 e Uber, ontem, no aeroporto de Guarulhos, houve uma manifestação de repúdio a atitude da 99, sem consulta, sem avisos. Nessa ocasião, alguns de nossos associados estiveram presentes e nosso corpo diretivo foi representado no ato pelo nosso diretor de comunicação, Rogério Isaías da Silva (Rogerinho).
Continuamos na luta e ao lado de nossos amigos e amigas de luta, os motoristas de aplicativos!
Unidos somos fortes!


23 de abril de 2019.
SOMOS TRABALHADORES, PAIS DE FAMÍLIA E MERECEMOS RESPEITO!

Está "rolando" na internet e nos grupos de whatsapp um áudio humilhante, lamentável que essa fala tenha sido proferida por um representante eleito pelo voto do povo!
Nesse áudio, o senhor Adilson Amadeu vereador da capital desqualifica o trabalho dos motoristas de aplicativos, chamando os trabalhadores de "urubus", "escravos" dizendo que deveriam "voltar as suas bases", trabalhar, que só "ficamos atrás do volante" engordando!
Isso tudo ocorreu, pois, um motorista da nossa categoria (Rafael da Silva Nogueira), mostrou sua indignação diante da atitude do citado parlamentar (em vídeo), que em detrimento de uma categoria, desqualifica a nossa, por conta disso, toda a nossa solidariedade a esse colega de trabalho.
LAMENTÁVEL! Falta de decoro de um representante do poder público, no vídeo abaixo o nosso presidente discorre um pouco sobre esse tema.

4 de abril de 2019.
NOSSO SINDICATO PARTICIPA DA COORDENAÇÃO ESTRUTURAL DO LOLLAPALOOZA 2019.

O nosso sindicato, após solicitação da CET e Policia Militar do Estado de São Paulo, irá participar da coordenação do embarque e desembarque de passageiros na região do autódromo de Interlagos para os carros com aplicativos.
Haverá um local especifico (sinalizado e fiscalizado), com apoio e instruções dos agentes da CET, policiais e diretores do sindicato que irão auxiliar os motoristas nessa ocasião.
Evitem multas, pois, nos três dias do festival, não haverá bolsões específicos para isso! Todas as informações necessárias para a categoria poderão ser solucionadas via sede do nosso sindicato, ou pelos telefones abaixo indicados:
STATTESP – Rua Ribeiro dos Santos, 49 – São Miguel Paulista – São Paulo – SP.
Telefone (11) 2058 3838 – (11) 4114 2398 (11) 94089 8574.
Email: contato@stattesp.com.br